30 anos de experiência em cirurgia plástica avançada.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...
131 Views

Rinoplastia


Cirurgia plástica do nariz
Rinoplastia tradicional ou estruturada: Qual o melhor caminho?

A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) pode ser uma cirurgia nasal meramente redutora (tradicional) ou uma rinoplastia estruturada, existindo grandes diferenças entre ambas as técnicas.

A cirurgia tradicional do nariz é menos invasiva. Durante esse procedimento, os ligamentos entre a cartilagem e a estrutura óssea do nariz são separados. Depois desse movimento, é feita uma raspagem do osso (quando este é muito saliente) ou uma osteometria para medir seu tamanho sem o excesso de pele. Após essa etapa, o médico imobiliza toda a nova estrutura do nariz. A imobilização permanece até que a cicatrização esteja concluída.

A grande insatisfação da rinoplastia tradicional está justamente no método. Nela, o médico só pode se utilizar de pequenas manobras para “refazer” a estrutura óssea nasal. Com essa solução, não é possível tratar de cada peculiaridade do nariz de cada paciente. O resultado acaba ficando quase que homogêneo em todos os operados.

Já a cirurgia de nariz estruturada pode ser relacionada à funcionalidade e não só à estética, mas também à parte respiratória do nariz. Nesta intervenção, o médico promove uma reparação para harmonizar o rosto e ajudar na respiração do paciente. Não há, na rinoplastia estruturada, nenhum padrão a se seguir.

Ela começa da mesma forma que a cirurgia tradicional, porém, ao longo do procedimento, o médico utiliza diversas manobras diferentes para alcançar o seu objetivo. Assim, ele pode fazer raspagens no osso, na cartilagem, enxertos, dentre outros movimentos. Como já mencionado, a cirurgia plástica nasal estruturada cuida não só da parte estética, mas também da respiratória, aliando ao mesmo tempo beleza e bem-estar. Dessa forma, no mesmo procedimento, podem ser corrigidos problemas de desvio de septo, hipertrofia dos cornetos, entre outros. Para cada resultado estético, existem variáveis que mudam de acordo com os pacientes. Esses fatores podem ser étnicos, de idade, de estrutura óssea, de qualidade da pele, entre outros.

O Dr. Alberto Caldeira é adepto da cirurgia nasal estruturada. Cada caso é estudado por ele, junto com o paciente, a fim de estabelecer o melhor resultado possível para a cirurgia. Seu conhecimento na área de rinoplastia é extenso. Em 1984, elaborou uma tese de mestrado (Tese de Laurea)· sobre o tema para a Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, país onde trabalhou por doze anos.

Processo cirúrgico
A cirurgia de rinoplastia pode ser realizada de forma aberta ou fechada dependendo da necessidade do paciente que vai ser tratado. Quando o dorso do paciente é grande o tipo de rinoplastia a ser feita é aberta. Se já realizou rinoplastias anteriores e será realizada uma rinoplastia terciária, também deverá ser feita aberta. Se só tratar a ponta pode ser fechada.

Pós-operatório
O paciente não deve mexer no nariz e não deve usar óculos ou qualquer acessório do tipo, até que seja autorizado pelo médico. Caso haja necessidade de uso de óculos, solicite orientação ao seu médico de como fazer.

O paciente não deve fazer nenhuma atividade que possa colocar a área operada em risco, durante aproximadamente 1 mês. Os pontos também são retirados em várias etapas, no decorrer das consultas. Curativos microporosos serão trocados apenas pelo médico semanalmente.

Poderão ocorrer edemas e áreas arroxeadas embaixo dos olhos, perda de sensibilidade, etc. Nos primeiros dias, é possível que o paciente só consiga respirar pela boca. Poderá haver dificuldade de respiração em alguns momentos logo após a cirurgia, porém tende a normalizar. A cirurgia demora em média 2 horas. Na maioria dos casos, é utilizado o tamponamento nasal (splint nasal).

Pós-operatório
O paciente deve dormir com a cabeça discretamente elevada no leito, mantendo a face elevada sempre que possível. O paciente deve proteger a face do sol durante todo o tempo de recuperação.

×